Meta Incorporações

9 dicas para mudar a decoração do apartamento gastando pouco

Kathia Christina Fonseca Dias Lima, professora de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Cruzeiro do Sul, dá algumas sugestões para transformar o apartamento sem gastar muito

Morar em um lugar fixo por um longo tempo, às vezes, traz um sentimento de monotonia e uma necessidade de mudança. A tarefa de transformar a decoração de um apartamento pode ser fácil e barata, com apenas alguns truques. A professora Kathia Christina Fonseca Dias Lima, do curso Arquitetura e Urbanismo da Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo, indica sugestões simples para quem quer mudar sem gastar muito. Confira:

1. Mude os móveis de lugar. É ótimo para dar uma repaginada na decoração, mas sempre leve em conta a metragem do espaço para que tudo caiba.

2. Troque as cores das paredes. A nova tendência é utilizar tons Off White com pouca pigmentação, que fogem do branco e bege.

3. Organize os espaços de acordo com a função de cada cômodo. Não compre ou utilize algo que não seja necessário ou não caiba no ambiente.

4. Escolha uma parede de algum cômodo e aplique papel de parede ou um revestimento com texturas. As outras paredes devem ser pintadas de uma só cor, criando uma composição harmônica.

5. Restaure móveis, aplicando pátina, lixamento ou uma pintura de uma cor diferente do resto do ambiente. O importante nesta hora é procurar profissionais especializados para este trabalho. Atualmente existem várias empresas que fazem revestimentos de cadeiras, sofás, pinturas em móveis entre outros com boa qualidade e custo acessível.

6. Os quadros fazem toda a diferença na decoração. É possível utilizar tamanhos diferentes, colocando-os na parede, em cima de prateleiras ou de móveis, deixando-os apoiados nas paredes ou até mesmo no piso.

7. Almofadas e vidros coloridos, caixas decoradas e porta-retratos sempre fazem total diferença na decoração e nunca saem de moda. Aposte em acessórios coloridos na cozinha e na sala de jantar em, se for trocar as capas de almofada, opte por tons mais fortes do que a decoração do ambiente para surpreender.

8. Crie várias atmosferas nos ambientes por meio da iluminação. Para isso, é interessante utilizar o auxílio de um dimmer, que regula a intensidade da luz no ambiente. Uma dica é utilizar lâmpadas de led nas aberturas do gesso no teto e nas paredes. Fica muito atraente, além de ser sustentável, já que o led é mais econômico do que as lâmpadas comuns.

9. Invista em espelhos que ocupem toda a parede, ampliando pequenos espaços. Os espelhos também podem ser recortados e trabalhados em uma composição.

Fonte: casa.com.br